expoMECÂNICA: lotação esgotada obriga a fechar inscrições um mês antes
/
/
expoMECÂNICA: lotação esgotada obriga a fechar inscrições um mês antes
expoMECANICA

expoMECANICA

Uma taxa de fidelidade acima dos 80% e45 novos operadores económicos convencidos pelo dinamismo que o evento transporta para o setor – eis os indicadores quesinalizam a confiança que rola no tecido empresarial do aftermarket automóvel português. No 2.º Salão de Equipamentos, Serviços e Peças Auto, que já pensa no embrião de um expoMECÂNICA Pesados, os espaços ainda disponíveis contam-se pelos dedos das mãos, rumo à EXPONOR.

Tudo a postos para o expoMECÂNICA 2015

A sensivelmente oito semanas do certame, a organização do expoMECÂNICA – 2.º Salão de Equipamentos, Serviços e Peças Auto já sabe, com uma «enorme margem de probabilidade», nas palavras de José Manuel Costa, diretor da KiKai Eventos, que ver-se-á obrigada a fechar as inscrições um mês antes do previsto. A lotação do espaço reservado para acolher os operadores do setor, o pavilhão 6 e as galerias adjacentes da Feira Internacional do Porto, está«quase praticamente esgotada».

A planta do acontecimento mostra faltar ocupar apenas 300 metros quadrados de área líquida (ver em www.expomecanica.pt), o que significa dizer que a meta traçada (de 135 expositores, num acréscimo de 28% face a 2014) está, pois, “ao virar da esquina”.As expectativas para o expoMECÂNICA 2015 são igualmente altas para o índice de visitação: os organizadores estimam vir a receber perto de 15 mil profissionais dos segmentos representados (um aumento de 34%).

Neste momento, a feira tem garantida a participação de 121empresas e entidades expositoras, sendo que 45agentes económicos inscreveram-se pela primeira vez. A taxa de fidelidade ao expoMECÂNICAultrapassa a barreira dos 80%.
«Tratam-se de indicadores que, por um lado, nos mostram o dinamismo que o Salão empresta ao pós-venda automóvel nacional, e, por outro, deixam perceber a confiança existente atualmente no tecido empresarial, que sentimos em crescendo», argumenta Sónia Rodrigues, também responsável da KiKai.

Comerciais & Pesados ganham balança própria…

O sucesso organizativo do evento, que no nosso País reflete uma realidade económica avaliada em 2,4 mil milhões de euros de volume de negócios, está a fazer a KiKaiEventos pensar inclusivamente na criação de um expoMECÂNICA Pesados, extensível ao segmento dos comerciais.

Se pensarmos que o Salão nem sequer existia há um ano, e que agora agrega mais de uma centena de operadores económicos do aftermarket automóvel luso, este passo organizativo ganha uma dimensão bem maior. Inclusive porque a conjuntura económicajá conheceu melhores dias no setor, não obstante a recuperação que indicia estar a encetar. Assim, por entre os segmentos de peças e sistemas automóveis, reparação e manutenção, acessórios e personalização de veículos, tecnologias de informação e gestão, e, também, estações de serviço e lavagem, as componentes relacionadas com os Pesados & Comerciais começam a ganhar outra robustez.

José Manuel Costa tem já como dado adquirido que o atual «embrião» evoluirá para uma «dimensão semelhante» à dos veículos ligeiros, a «curto prazo». Ou seja, a Organização pretende que esta primeira abordagem funcione como uma antecâmara a uma possível expoMECÂNICA Pesados.

«Se tudo correr bem (e tudo aponta nesse sentido), no seguimento dos inputs que temos recebido do tecido empresarial, o nosso objetivo passa por alargar esta componente de forma mais consistente, isto para que possamos contemplar áreas bem maiores no desenho do certame, em 2016», explica, por seu lado, Sónia Rodrigues. Na feira deste ano, aliás, a setorização dos pesados e comerciais será bem evidente. «Já conta com importantes empresas do setor, e vai ter uma área de destaque na feira, com sinalética e comunicação gráfica própria, para a distinguir da outra», explica José Manuel Costa.

À data de hoje, a planta da feira incluía já firmas como a Ivepeças, a Plastidip, a Motorbus, a Sousa dos Radiadores, a Coperol, a HBC, a Valente & Lopes, a Eurotyre, a BPN, a Escape Forte, a Solar Waters, a JF e a Eurocofema, sendo que havia uma dezena de empresas com espaço em fase de pré-reserva. Segundo os cálculos da KiKai, a área total disponível para este vetor do expoMECÂNICA 2015 apontava para mais de uma trintena de expositores e uma ocupação de 2.000 metros quadrados de área bruta.

A Organização trabalha agora as mais-valias e as melhores condições tendentes à visita dos profissionais do segmento (transportes, logística e frotas), onde se incluem algumas iniciativas paralelas: uma exposição fotográfica de Camiões do Futuro e uma outra sobre Veículos Pesados Clássicos, para além de passatempos e um concurso sobre A Mais Original Placa de Matrícula. Tudo isto recheado de prémios no expoMECÂNICA 2015.

Oficina em Movimento em compasso de contra-relógio…

Por falar em atividades complementares, o programa geral do 2.º Salão de Equipamentos, Serviços e Peças Auto entrou agora num ritmo mais veloz. Já se sabe, por exemplo, que, para além de funcionar como um exercício de simulação in loco de uma oficina para serviços rápidos (com a participação de expositores, marcas e as tecnologias mais recentes), a Oficina em Movimentocontará com um contra-relógio de mudança de pneus, uma luta contra o tempo para os formandos descobrirem a meia dúzia de defeitos de uma viatura que entrou na oficina e, por último, um passatempo de pintura automóvel virtual. A atividade é dinamizada pelo CEPRA – Centro de Formação Profissional da Reparação Automóvel, conta com o apoio editorial da revista Turbo Oficina e terá “palco” montado logo à entrada da feira. A programação das demonstrações das empresas participantes será anunciada oportunamente.

A trama de ações extra do expoMECÂNICA contempla ainda a “Agenda do Carro” (que agrega o debate em torno das questões na ordem do dia no setor), o “Espaço Demonstração” (onde as empresas têm oportunidade de apresentar os seus produtos mais inovadores), bem como workshops, ações de prevenção e segurança rodoviária, e passatempos variados.

Um deles é, recorde-se, o “Cheios de (auto)personalidade”, que convida a criatividade de todos aqueles que – por pura paixão, mero hobby ou simples negócio – emprestam outras identidades (estéticas e/ou de desempenho) às viaturas de fábrica. Outra iniciativa é “A minha Empresa, a minha Oficina. A minha História”, que incentiva à partilha de episódios curiosos, sui generis, com ou sem final feliz, que tenham deixado marcas indeléveis na rotina do dia-a-dia.

ACAP juntou-se à ARAN, ANECRA e CEPRA no apoio

Entretanto, a Associação Automóvel de Portugal (ACAP) é um dos mais recentes apoios do evento, com quem a Organização estabeleceu um protocolo de colaboração, no seguimento dos já firmados com a Associação Nacional do Ramo Automóvel (ARAN), a Associação Nacional das Empresas do Comércio e da Reparação Automóvel (ANECRA) e o CEPRA.

Os expositores do expoMECÂNICA 2015:

A Rectificadora de Guimarães, ACAP, Activex, Aguesport, Alidata, Altaroda, ANECRA, ARAN, Auto Penouta, Autodiag, AutomaticChoice, A. Vieira, AP COMUNICAÇÃO / Jornal das Oficinas / Revista dos Pneus, ASG – SAGE, Automatic Choice, Axial, AZ Auto, B-Parts, Berner, Bombóleo, BPN, Bragalis, CABM – Cartões & Soluções, Caduti, Caetano Parts, Cardinais, Carf, Catflex, CEPRA, Cetrus, Cometil, Coperol, Coniex, Conversa de Mãos, CRPB, Cuco Autogás, Dekra, Domingos & Morgado, DRF, EP3, Equiassiste, Escape Forte, Eticadata, Eurocofema, Euroextras, Eurotax, Eurotransmissão, Euro Tyre, ExpressGlass, Feiramaq, Ferrol 2, Gamobar, GestGlassGlobalube, Gonçalteam, Grupo Salco–Galusal, HBC, Helder Máquinas e Ferramentas, Hispanor, Iberequipe, Inforap – Aplicações de Informática, Infortrónica, Interescape, Intermaco, IriherAutomotive, Ivepeças, Jaba, Jap Peças, Japopeças, JCM Consult, Jesus e Baptista, José Fernando Unipessoal, Leatronic – Sistemas de Alarme, Leirilis, Lusilectra, Lusofiltros, LyckaImport, Manuel Pereira de Sousa, Mastergás, Mastersensor, Maxolit – Manutenção Auto, MCoutinho, Megastock, Mesto Portugal, Motorbus, Mourauto, Neocom, NewCar, Norbat, Ocean Formula Turbo, PC&C Pinto da Costa & Costa, Plastidip Portugal, Pneurama, Polibaterias, PPT Distribuição, PPT Peças – Auto Braga, Rodribench, Romafe, RPL Clima, RS ToolingService, RSF Equipamentos, RubberVulk, SD International, Sparkes&Sparkes, Solar Waters– JF, Soleco, SNA Europe, Star Extras Line, Sumex, Tachorosete – CTDT e Formação, Tacofrota, Tecniamper, Tecniverca, Telepeças, Tips 4y, Tuga Pneus, Turbo Oficina / Turbo Oficina Pesados / Turbo Oficina Pneus, Valente & Lopes, Viamorim, WD-40, Würth.

A síntese do evento:
expoMECÂNICA 2015 – 2.º Salão de Equipamentos, Serviços e Peças Auto
Organização: KiKai Eventos
Data: de 5 a 7 de junho de 2015
Local: EXPONOR – Feira Internacional do Porto, Pavilhão 6

Horário: das 10:00 às 20:00, nos dias 5e 6 (sexta-feira e sábado); e das 10:00 às 19:00, no dia 7 (domingo)
Em exposição: peças auto; ferramentas; pneus; equipamentos para teste; oficinas mecânicas e elétricas; estações de serviços e de lavagem de carros; combustíveis; lubrificantes e aditivos; tintas e vernizes; ceras e materiais de limpeza; funilaria e pintura; tecnologia, equipamentos, produtos e serviços para a indústria automóvel; concessionários; entidades sectoriais; e publicações especializadas

Perfil do visitante: O expoMECÂNICA é um salão profissional. O acesso faz-se mediante convite e os profissionais devem credenciar-se antes da sua visita. É interdita a entrada a menores de 14 anos.

Apoios:Associação Nacional do Ramo Automóvel (ARAN), Centro de Formação Profissional da Reparação Automóvel (CEPRA) eAssociação Nacional das Empresas do Comércio e da Reparação Automóvel (ANECRA)

Media partners: Turbo Oficina, Turbo Oficina Pesados, Turbo Oficina Pneus, Jornal das Oficinas, Revista dos Pneus, Vida Económica – Suplemento da ARAN e Revista da ANECRA

Share this post

Start typing and press Enter to search

Shopping Cart

No products in the cart.