17 Fevereiro, 2015 Comentários Empresas, Eventos

expoMECÂNICA – Salão de Equipamentos, Serviços e Peças Auto


expoMECÂNICA-2015

Pós-venda automóvel português responde em força à reprise do expoMECÂNICA

A 2.ª edição do Salão de Equipamentos, Serviços e Peças Auto circula em velocidade de cruzeiro e o aftermarket automóvel português começou a preparar a sua concentração anual na EXPONOR. A 16 semanas do evento, a organização ultrapassou já em área a edição inaugural. O programa de atividades complementares entrou também em manobras e, entre debates, encontros de negócios e lançamento de novidades, premiará o projeto mais original ao nível da modificação automóvel e a história oficinal mais sui generis.

Oitenta e quatro empresas e entidades do setor do pós-venda e reposição automóvel garantiram já, a menos de quatro meses de distância, a sua presença na 2.ª edição do expoMECÂNICA – Salão de Equipamentos, Serviços e Peças Auto, que tem encontro marcado com os profissionais do aftermarket português de 5 a 7 de junho próximos, no Pavilhão 6 e galerias adjacentes da EXPONOR – Feira Internacional do Porto (consulte toda a informação em www.expomecanica.pt).

Não obstante a área disponível para o certame estar a caminhar a passos largos para a ocupação total programada (10 mil metros quadrados), a organização, a cargo da KiKai Eventos, acredita que conseguirá ainda alocar pelo menos cerca de 51 expositores adicionais,e, assim, atingir a meta de participantes a que se propôs: 135 (um aumento de 28% relativamente à edição inaugural).

«Não temos propriamente um problema de espaço, mas confirmo que começámos,entretanto, a ter que fazer alguma ginástica para ir ao encontro das expectativas de várias empresas e conseguir encaixá-las o melhor possível na planta da feira», revela José Manuel Costa, diretor da entidade organizadora.

Mais do que pelo número de inscritos até à data, a“inesperada dificuldade” é explicável pelo facto de muitos expositores terem reservado áreas bem maiores do que em 2014, «motivadas pela circunstância do evento ter corrido de feição», como explica Sónia Rodrigues, responsável da KiKai. Resultado prático: o expoMECÂNICA tem já “fechados” mais de 7.000 metros quadrados com operadores económicos dos segmentos de peças e sistemas automóveis, reparação e manutenção, acessórios e personalização de veículos, tecnologias de informação e gestão, e, também, estações de serviço e lavagem. Em face dos indicadores de crescimento do Salão, estima-se também um incremento no número de global de marcas (nacionais e internacionais) representadas, que deverá exceder as 650 de 2014.

Salão expoMECÂNICA premeia carro modificado mais ousado

Em Portugal, o mercado do pós-venda e reposição automóvel está estimado em cerca de 2,4 mil milhões de euros – uma realidade que, apontam vários agentes do setor, estará a entrar numa fase de recuperação, ainda que lenta. Seja como for, e a avaliar pela resposta do tecido empresarial à segunda chamada do expoMECÂNICA, confiançanão falta e, paralelamente à componente comercial do evento, serão inúmeras as firmas e instituições a envolverem-se também nas iniciativas complementares que a KiKai tem em agenda (a ARAN – Associação Nacional do Ramo Automóvel, a ANECRA – Associação Nacional das Empresas do Comércio e da Reparação Automóvel e o CEPRA – Centro de Formação Profissional da Reparação Automóvel, entre elas).

Para além do “Espaço Demonstração” (que os operadores aproveitam igualmente como rampa de lançamento de novidades) e do novo alinhamento da “Oficina em Movimento” (um exercício oficinal multidisciplinar in loco, sob a dinamização do CEPRA e o apoio editorial da revista Turbo Oficina), a feira expoMECÂNICA ganhará este ano um dinamismo extra com o “Cheios de (auto)personalidade”. Trata-se de um passatempo que desafia assim a criatividade, a originalidade e, mesmo, a ousadia de todos aqueles que – por pura paixão, mero hobby ou simples negócio – emprestam outras identidades (estéticas e/ou de desempenho) às viaturas de fábrica. Quaisquer que sejam os contornos dos pára-choques, tenham elas saias mais ou menos curtas, ou daqueles faróis que dão nas vistas… Até as embaladeiras que dão sono parecem ter lugar! Desde que julguem terem uma hipótese… (pormenores e regulamento disponíveis em http://www.expomecanica.pt/?page_id=2970).

Com o intuito de envolver ainda mais os profissionais do setor, o expoMECÂNICA desenhou simultaneamente a iniciativa “A minha Empresa, a minha Oficina. A minha História”, que convida à partilha de episódios curiosos, sui generis, com ou sem final feliz, que tenham deixado marcas indeléveis na rotina do dia-a-dia (ver em http://www.expomecanica.pt/?page_id=2968). O protagonista da melhor história tem direito a um prémio.

Uma das ações que já tem data e horário fixos no calendário é a 2.ª conferência “Como Reduzir Custos na Oficina” (6 de junho, das 9 às 13 horas, no Centro de Congressos da EXPONOR), sob dinamização da “Turbo Oficina”. Destina-se aos responsáveis oficinais e na edição inaugural reuniu cerca de 100 profissionais.

Debates e encontros de negócios (para quem procura novos produtos e serviços, expandir a sua base de fornecedores ou, simplesmente, deseje ser agente ou distribuidor) são igualmente atividades em carteira de um programa que, definitivamente, parece ter entrado em manobras, rumo a junho próximo.

Os expositores da expoMECÂNICA:
ANECRA, ARAN, A Rectificadora de Guimarães, A. Vieira, AP COMUNICAÇÃO (Jornal das Oficinas e Revista dos Pneus), Axial, Bombóleo, Bragalis, CABM – Cartões & Soluções, Caetano Parts, Carf, CEPRA, Cetrus, Cometil, Coperol, Coniex, Conversa de Mãos, CRPB, Cuco Autogás, Domingos & Morgado, DRF, EP3, Equiassiste, Escape Forte, Eurocofema, Euroextras, Eurotax, Eurotransmissão, EuroTyre, ExpressGlass, Feiramaq, Ferrol 2, Gamobar, GestGlass, Globalube, Gonçalteam, Helder – Máquinas e Ferramentas, Hispanor, Inforap – Aplicações de Informática, Infortrónica, Interescape, Intermaco, IriherAutomotive, Ivepeças, Jap Peças, Japopeças, Jesus & Baptista, José Fernando Unipessoal, Leatronic – Sistemas de Alarme, Leirilis, Lusilectra, Lusofiltros, Manuel Pereira de Sousa, Mastergás, Mastersensor, Maxolit- Manutenção Auto, MCoutinho, Motorbus, Mourauto, Neocom, NewCar, PC&C – Pinto da Costa & Costa, Pneurama, Polibaterias, Rodribench, RPL Clima, RS ToolingService, RubberVulk, Sparkes&Sparkes, Soleco, Tachorosete – CTDT e Formação, Tacofrota, Tecniamper, Tecniverca, Tips 4y, Tuga Pneus, Turbo Oficina/Turbo Oficina Pesados/Turbo Oficina Pneus, Viamorim, Vieira & Freitas, Würth, Motortool, Star Extras Line, Aguesport, Local Único
(listagem oficial de inscritos até 16 de fevereiro, altura em que existiam também cerca de 28 empresas em processo de confirmação)

A síntese do evento:
expoMECÂNICA 2015 – 2.º Salão de Equipamentos, Serviçose Peças Auto
Organização: KiKai Eventos
Data: de 5 a 7 de junho de 2015
Local: EXPONOR – Feira Internacional do Porto, Pavilhão 6
Horário: das 10:00 às 20:00, nos dias 5e 6 (sexta-feira e sábado); e das 10:00 às 19:00, no dia 7 (domingo)
Em exposição: peças auto; ferramentas; pneus; equipamentos para teste; oficinas mecânicas e elétricas; estações de serviços e de lavagem de carros; combustíveis; lubrificantes e aditivos; tintas e vernizes; ceras e materiais de limpeza; funilaria e pintura; tecnologia, equipamentos, produtos e serviços para a indústria automóvel; concessionários; entidades sectoriais; e publicações especializadas

Perfil do visitante: O expoMECÂNICA é um salão profissional. O acesso faz-se mediante convite e os profissionais devem credenciar-se antes da sua visita. É interdita a entrada a menores de 14 anos.
Apoios: Associação Nacional do Ramo Automóvel (ARAN), Centro de Formação Profissional da Reparação Automóvel (CEPRA) e Associação Nacional das Empresas do Comércio e da Reparação Automóvel (ANECRA)

Media partners: Turbo Oficina, Turbo Oficina Pesados, Turbo Oficina Pneus, Jornal das Oficinas, Revista dos Pneus, Vida Económica – Suplemento da ARAN e Revista da ANECRA